Área de alunos

Crush em inglês: Entenda seu significado?

“Crush” em inglês, significa literalmente “esmagar”, mas também pode significar “gostar muito de alguém”. Neste caso, é quando você tem um forte desejo de estar perto de alguém que você acha atraente, mas não há nenhuma relação romântica (ainda) entre vocês. Indica uma pessoa que você flerta ou se atrai.
significado de crush em inglês

Compartilhe

O que é crush? Saiba agora o significado de uma das expressões em inglês mais utilizadas nos últimos tempos, não só no Brasil, mas em diversas partes do mundo.

Quem nunca utilizou a palavra crush para descrever a pessoa pela qual você está “afim”, apaixonada ou até mesmo namorando? 

Com o avanço tecnológico e os aplicativos de relacionamento, a expressão “crush” se tornou ainda mais popular. 

Por isso, no artigo de hoje você irá entender mais sobre o que significa a palavra e entender quando ela poderá ser utilizada.

Você acha que aprender inglês está tomando muitas horas do seu dia?

Facilite com o Método RRSLG estudando 30 minutos por dia.

O que significa crush?

Crush é uma palavra que se popularizou para se referir a alguém por quem somos apaixonados ou até mesmo aquela pessoa pela qual sentimos atração. A palavra vinda da língua inglesa, em sua tradução literal é “esmagar” ou “colidir”. 

Deste modo, o crush se refere a força “esmagadora” de um sentimento que alguém pode ter por outra pessoa. 

Atualmente, no Brasil muitas pessoas utilizam a expressão “meu crush” para se referir ao namorado, como “meu amor” ou até mesmo a pessoa que está conhecendo. 

Outros significados da palavra “crush”

A palavra “crush” pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é usada. Alguns dos significados mais comuns de “crush” incluem:

Esmagar ou aplastar: “She accidentally crushed the can while trying to open it.” (Ela acidentalmente esmagou a lata enquanto tentava abri-la.)

Forte atração romântica ou sexual por alguém: “She has a crush on her co-worker.” (Ela tem uma queda pelo colega de trabalho.)

Multidão ou grupo muito grande de pessoas: “There was a crush of people trying to get on the train.” (Havia uma multidão de pessoas tentando entrar no trem.)

Dificuldade em respirar ou sufocamento: “She felt a crushing weight on her chest and couldn’t breathe.” (Ela sentiu um peso aplastante no peito e não conseguia respirar.)

Derrota ou fracasso muito grave: “The team suffered a crushing defeat in the championship game.” (O time sofreu uma derrota esmagadora na final do campeonato.)

Como usar o termo “crush”?

Existem duas maneiras comuns de utilizar a palavra em frase e são por meio das expressões “get a crush on” e “have a crush on”. Elas significam “ter uma queda por…”. Veja agora alguns exemplos:

Did you know Samuel had a crush on you? – Você sabia que o Samuel tinha uma queda por você?

He got a crush on Julia last year, but he has already forgotten about it – Ele teve uma queda pela Julia ano passado, mas já esqueceu.

I’m really getting a crush on her – Eu realmente estou começando a ter uma queda por ela. 

Porém, o que poucos sabem é que a palavra crush também conta com outros significados. Ele é usado também como gíria para situações como “espremer”, “esmagar” e “moer”. Além disso é sinônimo de “smash”:

I’m sad. I took a crowded bus and the cake arrived all crushed – Estou triste. Peguei um ônibus lotado e o bolo chegou todo esmagado.

Crush nas redes sociais

No contexto das redes sociais, “crush” pode se referir a uma pessoa por quem se tem uma atração romântica ou sexual, mas que não é necessariamente conhecida pessoalmente. Algumas plataformas de redes sociais oferecem recursos que permitem que os usuários indiquem se têm uma “crush” em outra pessoa, como a opção “Secret Crush” no Facebook. Nesses casos, a “crush” pode ser alguém que o usuário segue ou admira, mas com quem não estabeleceu contato direto.

Em alguns casos, a palavra “crush” também pode ser usada de maneira mais ampla para se referir a qualquer pessoa por quem se tem uma atração ou admiração, independentemente de se conhecerem ou não. Por exemplo, alguém pode dizer que tem uma “crush” em um ator ou atriz famoso, mesmo que nunca tenha tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.

Origem da palavra “crush”

A palavra “crush” vem do inglês antigo “cruschen”, que significa “esmagar” ou “aplastar”. A palavra foi usada originalmente para descrever a ação de esmagar algo físico, como esmagar uma fruta ou um objeto. Com o tempo, o significado da palavra se expandiu para incluir outros sentidos, como o de derrota ou fracasso muito grave, ou ainda o de multidão ou grupo muito grande de pessoas.

No século XVIII, a palavra “crush” começou a ser usada para descrever uma atração romântica ou sexual por alguém. Ainda hoje, essa é uma das principais maneiras de uso da palavra “crush”. Nos últimos anos, a palavra também tem sido usada no contexto das redes sociais, para se referir a uma pessoa por quem se tem uma atração ou admiração, mas que não é necessariamente conhecida pessoalmente.

Tradução literal da palavra “crush” em inglês

A tradução literal da palavra “crush” em inglês é “esmagar” ou “aplastar”. Ela se refere à ação de esmagar algo físico, como uma fruta ou um objeto. No entanto, como mencionei anteriormente, a palavra “crush” adquiriu outros significados ao longo do tempo, como o de derrota ou fracasso muito grave, ou o de multidão ou grupo muito grande de pessoas.

Agora que você já sabe o verdadeiro significado da expressão crush, saberá como utilizá-la de maneira correta e ainda treinar o seu inglês. 

Gostou desse conteúdo e quer aprimorar ainda mais seu inglês? Continue acompanhando a Seu Idioma nas redes sociais e blog e conheça nosso curso de inglês online, o Faster English. Evolua de forma incrível no seu inglês

Perguntas frequentes sobre o que é crush

O que é ser crush de uma pessoa?

Crush pode ser entendido como uma gíria que, na tradução para o português, seria semelhante ao termo “paixonite”. Veja exemplos!

Quando surgiu o termo crush?

A gíria crush surgiu nas redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Nestes ambientes, a expressão é utilizada para se referir a uma paixão, uma possível paquera. Inicialmente, era mais comum se usar crush para falar sobre um amor não correspondido. Saiba mais!

O que significa Crush no Brasil?

No Brasil, “crush” é uma gíria usada para descrever alguém por quem você tem uma atração ou interesse romântico. Entenda melhor!

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

Método RRSLG – Delay

AS ESCOLAS DE INGLÊS TRADICIONAIS NÃO QUEREM QUE VOCÊ CONHEÇA ESSE MÉTODO Quero começar agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
popup melhores cursos

Hey! Não desista de aprender inglês!

Veja o ranking dos melhores cursos de inglês 🗽

Quer aprender inglês mas não sabe onde estudar? Conheça nosso ranking oficial com os melhores cursos de inglês do mercado em 2024.