Na madrugada desta quarta-feira (16) a Nasa lançou com sucesso o potente foguete SLS (Space Launch System ou Sistema de Lançamento Espacial) em direção à Lua, na primeira missão do programa Artemis.
Inscreva-se
Entre para a próxima turma de inglês com desconto exclusivo
Preencha para continuar
*Campo obrigatório
As escolas de inglês não querem que você conheça esse método!
Sobre o programa Artemis
O Artemis 1, antes Exploration Mission-1, é um programa de testes da Nasa para exploração do espaço profundo. Artemis 1 é um projeto não tripulado que visa uma base para futuras missões com o objetivo de explorar o planeta Marte e a lua, além de que reafirma o objetivo da Nasa de estender a existência humana até a lua.
Durante o voo, a espaçonave Orion será lançada do foguete mais poderoso do mundo e viajará o mais longe do que qualquer espaçonave já voou. Ao longo da missão, ele viajará 280.000 milhas (450.000 quilômetros) da Terra e 40.000 milhas (64.000 quilômetros) além do outro lado da Lua. Orion ficará no espaço por mais tempo do que qualquer espaçonave humana sem atracar em uma estação espacial e voltará para casa mais rápido possível
Missões futuras da nasa
Os planos da Agência Espacial norte americana é progredir com a exploração espacial. O próximo voo da missão Artemis já irá contar com uma tripulação, que irá testar os limites da espaçonave Orion com uma tripulação humana. O sistema de carga da Orion deverá evoluir de 26 toneladas para 45 toneladas, a expectativa é que as missões Artemis dependam cada vez menos da terra, podendo passar bastante tempo no espaço. Esta primeira missão de Artemis 1 demonstrará o desempenho dos foguetes Orion e SLS e testará as capacidades de orbitar a Lua e retornar à Terra. O voo é decisivo para futuras missões, incluindo o pouso da primeira mulher e primeira pessoa afrodescendente na superfície da Lua.
A Nasa visa entrar em colaboração com outros países e indústrias para progredir com a missão pela primeira vez.
Módulo Lunar Apollo (Nasa)
O Módulo Lunar Apollo é um veículo espacial construído pela NASA entre 1967 e 1972. Projetado para transportar astronautas e equipamentos para a superfície da Lua, ele foi usado na Apollo 11, a primeira missão espacial tripulada a alcançar o satélite. O Módulo Lunar Apollo já percorreu mais de 580 milhas na superfície lunar, permitindo que os astronautas realizassem pesquisas científicas e recolheram amostras para serem estudadas mais tarde aqui na Terra. É a parte do veículo espacial usada na descida até a superfície lunar e também tem o objetivo de transportar os astronautas de volta para a Terra.
As escolas de inglês não querem que você conheça esse método!
Inscreva-se
Entre para a próxima turma de inglês com desconto exclusivo
Preencha para continuar
*Campo obrigatório
Space-X de Elon Musk e Nasa
Como dito anteriormente, a Nasa pretende ter parcerias com empresas privadas, desse modo a empresa pretende melhorar e impulsionar seus projetos.
Entre essas empresas está a Space-X que está conduzindo a missão Artemis 4, não com o mega foguete Orion, mas sim outra espaçonave ainda mais potente, a Starship.
O contrato inicialmente era de US$ 2,9 bilhões (aproximadamente RS 15,5 bilhões), com o objetivo de desenvolvimento de um Human Landing System (HLS) ou Sistema de Aterrissagem Humana.
Diferença entre Nasa e Space-x
A SpaceX é uma empresa do setor privado, enquanto a NASA é uma agência governamental. A SpaceX tem o objetivo de desenvolver e comercializar tecnologias de foguetes, foguetes espaciais e satélites para fins comerciais. Eles também querem conectar a Terra com outras cidades espaciais.
Já a NASA tem como principal objetivo pesquisar sobre ciência espacial, tecnologias relacionadas à exploração do espaço, realizando missões, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para descobertas no espaço.
Por fim, outra grande diferença é a forma como as empresas operam: a SpaceX é baseada no modelo de negócios e é mais focada em inovações, enquanto a NASA usa fundos governamentais para suas operações e opera em bases tradicionais.