Área de alunos

Listening em inglês: treine sua escuta em inglês

Listening é o ato de ouvir. Ela é um dos quatro pilares da língua inglesa e é muito importante para o aprendizado do idioma. Aprender a ouvir é tão importante quanto aprender a falar, ler e escrever. Sem ouvir, não conseguimos compreender a fala alheia.
Listening em inglês

Compartilhe

De acordo com o youtuber “Tim Explica”, um nativo do E.U.A., o melhor modo de falar inglês é treinar o diálogo e a escuta em inglês. 

E assim como o youtuber em seu canal dá várias dicas, resolvi trazer para você Como Treinar o Listening. 

Então, continue essa leitura e embarque nessa jornada para facilitar a sua busca por um novo idioma por meio de dicas simples e qualificadas para atingir a sua fluência.

As escolas de inglês não querem que você conheça esse método!

Facilite com o Método RRSLG estudando 30 minutos por dia.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

O que é o Listening?

Listening é o ato de prestar atenção e compreender as mensagens comunicadas oralmente por outra pessoa ou grupo de pessoas. É uma habilidade fundamental na comunicação humana e necessária em diversas áreas da vida, desde as relações pessoais e profissionais até o aprendizado de novos idiomas.

O processo de ouvir envolve não apenas ouvir as palavras ditas, mas também entender o contexto e a intenção por trás da mensagem. 

Requer um esforço ativo para se concentrar no discurso do orador, acompanhar o ritmo e entender os pontos principais da mensagem.

Para melhorar as habilidades de escuta, é importante praticar a escuta ativa, que envolve estar totalmente presente no momento presente e ouvir com total atenção, sem julgamento ou distração.

Além disso, pode ser útil desenvolver técnicas como repetir mensagens para verificar se você entendeu corretamente, fazer perguntas para esclarecer dúvidas e prestar atenção à linguagem corporal e às expressões faciais.

Por que o listening é tão difícil?

Ouvir pode ser difícil por vários motivos. Alguns deles incluem:

  • Dificuldade em entender o idioma: Se você não é um falante nativo do idioma falado, pode ser difícil para você entender todas as palavras, expressões e nuances do idioma.
  • Distrações externas: ruído, conversas paralelas, toque de telefone e outros sons podem dificultar o foco na mensagem que está sendo comunicada.
  • Distrações: Mesmo na ausência de distrações externas, a mente ainda pode ser distraída por pensamentos ou preocupações pessoais, o que prejudica a capacidade do orador de se concentrar no discurso.
  • Diferenças culturais: Algumas línguas ou culturas têm formas diferentes de se comunicar, expressar emoções e usar a linguagem corporal, o que pode ser difícil para quem não está acostumado. 
  • Velocidade de fala: algumas pessoas falam mais rápido que outras, o que pode dificultar o acompanhamento de uma conversa e a compreensão de cada palavra.

Para superar essas dificuldades, é importante praticar habilidades de escuta e aplicar técnicas como escuta ativa, repetição de mensagens, fazer perguntas e prestar atenção à linguagem corporal do falante.

Além disso, é importante manter a mente aberta e estar disposto a aprender mais sobre o idioma e a cultura do falante.

8 Dicas de como treinar o listening em inglês

Confira agora, 8 dicas incríveis para treinar o seu listening em inglês para atingir a fluência com mais facilidade. É importante lembrar que é necessário muita dedicação. Mas, as dicas a seguir farão com que esse processo se torne mais fácil.

Ouça podcast em inglês

Ouvir podcasts em inglês é uma ótima maneira de aprender o idioma. Isso porque, se trata de algo falado, de maneira um pouco mais informal para que você tenha acesso a palavras e frases do dia a dia, facilitando a sua compreensão do idioma.

Dá só uma olhada nos exemplos que separamos para você abaixo:

Aprender inglês com música

Música é uma ótima maneira de aprender um novo idioma. As canções têm uma rima, o que ajuda a lembrar as palavras, e as letras geralmente são repetidas várias vezes. 

Além disso, as músicas tendem a ser memoráveis, o que significa que você pode cantar junto enquanto aprende.

Para que você possa aprender inglês escutando músicas, tente acompanhar a letra e a tradução para que você possa entender o que está sendo dito. 

Com isso, você passará a entender mais a língua e como ela deve ser utilizada nas mais variadas situações.

Assinatura em aplicativos de streaming:

Os aplicativos streaming de música são excelentes para estudantes, porque você pode criar suas playlists favoritas de músicas em inglês e é possível seguir podcasts também, podendo treinar inglês.

Cada aplicativo varia os seus pacotes de benefícios e por isso, selecionamos alguns exemplos encontrados entre os mais populares. Dê uma olhada:

  • Spotify – (duração de 12 meses), Metade de desconto na assinatura premium.
  • YouTube Premium – Metade de desconto no pacote mais completo, que inclui serviços de download de vídeos, streaming de música e séries exclusivas. (duração de até 48 meses).
  • Apple  Music – Metade de desconto na assinatura para estudantes do ensino superior. (duração de 48 meses).
  • Deezer  no plano Student – você tem metade de desconto e utiliza todos os serviços do aplicativo. 

Ouvir músicas também ajudam muito a compreender e interpretar expressões do dia-a-dia com  mais facilidade treinando listening, já que, muitas expressões da vida real não são ensinadas em livros e muitos cursos de inglês. 

Além disso, facilitará compreender e aplicar com mais facilidade expressões e palavras que você não estava acostumado a ouvir. 

No curso de idiomas aprendemos o mais fundamental, mas o que caracteriza a língua falada de um país deve ser adquirido pela imersão cultural. 

Então, utilize tudo: filmes, séries, documentários, podcasts, entrevistas com famosos e suas músicas internacionais preferidas.

aprenda inglês ouvindo

Aprenda inglês com filmes e séries

Uma das melhores formas de aprender inglês é assistindo a filmes e séries de TV. Assim você aprende novas palavras, frases e expressões, além de ter acesso ao sotaque britânico ou norte-americano.

Os filmes e as séries permitem que você aprenda um vocabulário rico, além de acompanhar a história. Além disso, você pode aprender como as pessoas se relacionam e observar os contextos de gramática.

Para aprender a língua desta forma, é importante que você assista com o idioma em inglês. Inicialmente, coloque a legenda em português e preste bastante atenção ao que está sendo dito.

Quando se sentir preparado, tire a legenda e observe se você consegue entender o que está sendo dito. Essa é uma maneira incrível de aprender inglês fazendo o que você gosta.

Treine sua conversação

Uma das melhores maneiras de melhorar suas habilidades de escuta em inglês é praticar a fala.

Isso porque, ao falar inglês, você fica exposto a diferentes sotaques e formas de falar o idioma, o que pode ajudá-lo a se acostumar com o ritmo e a entonação do inglês.

Tente praticar inglês com amigos que falam inglês ou em grupos de estudo e aproveite essas oportunidades para se concentrar em suas habilidades de escuta.

Acompanhe youtubers nativos

Outra maneira eficaz de melhorar suas habilidades de escuta em inglês é aprender com youtubers nativos.

Existem muitos canais no YouTube administrados por falantes nativos de inglês que cobrem diferentes tópicos.

Assista a esses vídeos regularmente para se familiarizar com o ritmo e a entonação do idioma, bem como para aprender novas palavras e frases.

Faça scripts dos estudos

Escrever suas aulas de inglês pode ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades de escuta.

Ao escrever o que você ouve, você pode se concentrar mais no que está sendo dito e melhorar sua compreensão do idioma.

Além disso, os roteiros podem ser úteis para posterior revisão do material, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente.

Estude as pronúncias

Concentrar-se na pronúncia é uma parte importante do desenvolvimento de habilidades de escuta em inglês. Ao estudar as diferentes pronúncias de palavras e frases em inglês, você pode melhorar sua compreensão do que está sendo dito.

Existem muitos recursos online, como dicionários de pronúncia, que podem ajudá-lo nesse processo.

Desenvolva a compreensão contextual

Em última análise, desenvolver a compreensão contextual pode ser uma das maneiras mais eficazes de melhorar suas habilidades de escuta em inglês.

Isso significa prestar atenção ao contexto em que as palavras e frases são usadas e usar essa informação para inferir o significado de palavras que você não conhece.

Esteja ciente das dicas verbais e não verbais e tente identificar o contexto em que as palavras são usadas para melhorar sua compreensão.

Entender a importância do listening é a chave para garantir um melhor aprendizado do idioma, garantindo um aprendizado de inglês.

Carteira de estudante

O documento do estudante, também conhecido como a carteirinha de estudante. Além de ser essencial para quem é estudante poupar suas economias, auxilia na inclusão de eventos que podem “afiar o seu inglês”, como: aprender inglês com filmes, pagando meia entrada em cinemas, aprender inglês com música, pagando meia entrada em festivais com muitos gringos para conversar e muita música em inglês, entre diversos outros benefícios. Em geral, a solicitação é feita por você e pode ser solicitado em menos de 5 minutos, sem sair de casa, diretamente no site do Documento Nacional do Estudante

Todos esses benefícios são um enorme incentivo para você começar usufruir mais cultura e conteúdos para seu crescimento intelectual. E a melhor parte é pagar menos por isso e treinar inglês.

Perguntas frequentes sobre Listening em inglês

Como Treinar o listening em inglês?

Ouça atentamente aos falantes nativos de inglês.
Preste atenção à pronúncia e à entonação.
Identifique as palavras-chave em uma conversa.
Repita as frases ouvidas para praticar a pronúncia.
Faça perguntas para confirmar o que ouviu.

Estude com músicas, filmes, séries e livros em inglês e aprenda fazendo algo que você gosta.

Como funciona o listening?

O listening é um recurso que permite que os usuários ouçam músicas, podcasts e outros conteúdos de áudio ao vivo ou sob demanda. Ele pode ser usado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, bem como em computadores.

Quanto tempo de listening por dia?

A quantidade de tempo que você deve dedicar ao listening em inglês por dia depende do seu nível atual de habilidade e dos seus objetivos de aprendizado. No entanto, em geral, é recomendável dedicar pelo menos 30 minutos por dia para ouvir e praticar a língua inglesa.

Como praticar listening e speaking?

1 – Ouça músicas em inglês e cante junto.
2 – Assista a filmes e séries em inglês e tente imitar o sotaque.
3 – Converse com um amigo que fala inglês ou com um nativo.
4 – Faça perguntas para praticar o listening e tente respondê-las em inglês.
5 – Leia livros e revistas em inglês para melhorar o seu vocabulário.

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

Método RRSLG – Delay

AS ESCOLAS DE INGLÊS TRADICIONAIS NÃO QUEREM QUE VOCÊ CONHEÇA ESSE MÉTODO Quero começar agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

É por isso que você não aprende inglês...

Reproduzir vídeo