Área de alunos

Liz Truss renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido após seis semanas de mandato

renuncia-do-ministerio-liz-truss

Após apenas 45 dias no cargo de primeira-ministra, a Líder Britânica renuncia o cargo alegando controvérsias sobre as políticas econômicas.

Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido renunciou nesta quinta-feira, 20 o seu cargo após apenas seis semanas de mandato, tornando-se o mais curto da história do Reino Unido.

A primeira-ministra conversou com o rei Charles III com o objetivo de notificá-lo sobre sua renúncia. Antes disso, ela esteve com o presidente do Comitê de 1922, Graham Brady, onde concordaram que não haja eleição de liderança a ser concluída posteriormente.

“Isso garantirá que permaneçamos no caminho para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país”, disse Truss.

Além disso, a primeira-ministra informou que não deixará o cargo até a escolha de um sucessor. 

Quem é a primeira-ministra Liz Truss?

Liz Truss era a ministra da Defesa do Reino Unido. Ela foi anteriormente secretária do Tesouro e ministra da Justiça do Reino Unido.

 Ela é integrante do Partido Conservador e foi eleita como deputada pelo distrito de South West Norfolk após a eleição geral de 2015. Ela ganhou fama nacional após a eleição de 2017, quando foi nomeada Ministra do Comércio Internacional.

Truss nasceu em Brighton, na Inglaterra, e foi educada no Westhill Park International School, em Worthing, e no Roundhay School, em Leeds. Em 1993, ela se formou em Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford. Antes de ser eleita, Truss foi advogada, jornalista e empresária.

Por que Truss renunciou o cargo de primeira-ministra?

Liz Truss renunciou o cargo de primeira-ministra do Reino Unido porque ela não conseguiu garantir o apoio do partido para as suas propostas de reforma do setor público.

Ela enfrentou vários desafios durante o seu tempo como primeira-ministra, incluindo a crise do Brexit, e acabou perdendo o apoio do seu partido. Além disso, os seus planos econômicos, incluindo cortes severos de impostos, não deram certo.

Crise econômica no Reino Unido

A economia do Reino Unido tem estado em estado de crise desde a última década, devido às múltiplas recessões que o país enfrentou. A crise econômica começou com a crise financeira de 2007-2008, que afetou severamente a economia do Reino Unido. Em seguida, o país enfrentou uma recessão em 2009, que foi seguida por outra em 2012-13. 

A economia do Reino Unido ainda não se recuperou completamente dessas recessões e enfrenta diversos desafios, como o aumento do desemprego, a inflação e a dívida pública.

Seu Idioma Notícias

Seu Idioma Notícias

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
popup melhores cursos

Hey! Não desista de aprender inglês!

Veja o ranking dos melhores cursos de inglês 🗽

Quer aprender inglês mas não sabe onde estudar? Conheça nosso ranking oficial com os melhores cursos de inglês do mercado em 2024.