Cursos de espanhol

Verbos Regulares e Irregulares em Inglês

Verbos regulares seguem um padrão na formação do passado simples e do particípio passado, acrescentando “-ed” ao infinitivo. Exemplo, o verbo “walk” forma o passado simples “walked” e o particípio passado “walked”. Os verbos irregulares não seguem um padrão e possuem formas diferentes para o passado simples e o particípio passado.
Verbos regulares e irregulares em inglês

Quer aprender inglês com acompanhamento particular? Entre em contato e dê início já nos seus estudos!

O inglês é uma língua que apresenta diversas particularidades, sendo uma delas a existência de verbos regulares e irregulares. Apesar de serem considerados como dois grupos diferentes, os verbos regulares e irregulares apresentam algumas semelhanças, como por exemplo, o fato de poderem ser conjugados.

No entanto, a principal diferença entre os dois grupos está na forma como são conjugados. Enquanto os verbos regulares são conjugados de acordo com as regras gramaticais da língua inglesa, os irregulares precisam ser memorizados, pois não seguem nenhuma regra específica.

Neste conteúdo, você vai aprender tudo sobre os verbos regulares e irregulares em inglês: a estrutura da conjugação dos verbos regulares e irregulares, os principais verbos irregulares da língua inglesa e as exceções às regras gramaticais.

📒

Ebook com as melhores dicas para aprender inglês.

Baixe o ebook completo com tudo que você precisa saber para aprender inglês começando do zero, baixe gratuitamente agora!

Rank oficial dos melhores cursos de inglês

Precisando aprender inglês mas não sabe por onde começar? Conheça agora nossa lista com os melhores cursos de inglês de 2023 e veja qual será o melhor para você e seu bolso.

Verbos regulares e irregulares em inglês

Os verbos regulares em inglês são aqueles que seguem as regras ortográficas e gramaticais da língua. Já os verbos irregulares são aqueles que não seguem essas regras e podem ser conjugados de diversas maneiras.

Existem muitos verbos regulares em inglês, como “to walk”, “to talk” e “to work”. Já os verbos irregulares são aqueles que apresentam alguma irregularidade na conjugação, como o verbo “to be”, que tem três formas diferentes: “I am”, “you are” e “he/she/it is”.

Outro exemplo de verbo irregular é o verbo “to have”, que pode ser conjugado da seguinte maneira: “I have”, “you have”, “he/she/it has”. Como você pode perceber, essa conjugação é diferente da dos verbos regulares.

Aprender a conjugar os verbos irregulares em inglês é importante para a fluência na língua, pois eles são muito usados no dia a dia. Além disso, é importante saber reconhecê-los para não cometerem erros na hora de escrever ou falar.

Exemplos de verbos regulares em inglês

Os verbos regulares em inglês são aqueles que seguem as regras de conjugação do idioma. Eles são fáceis de reconhecer e de usar, pois basta acrescentar o sufixo “-ed” para o tempo verbal passado ou “-ing” para o presente progressivo. Alguns exemplos de verbos regulares em inglês são: to walk (andar), to jump (pular), to swim (nadar), to run (correr) e to read (ler).

Exemplos:

Verbos regularesTraduçãoTempo verbal no passado
TalkFalarTalked
WalkCaminharWalked
PlayJogarPlayed
LoveAmarLoved
LiveViverLived
WorkTrabalharWorked
StudyEstudarStudied
OpenAbrirOpened
CloseFecharClosed
CleanLimparCleaned
JumpPularJumped
WatchAssistirWatched
HelpAjudarHelped
LaughRirLaughed
CryChorarCried
ListenOuvirListened
DanceDançarDanced
CookCozinharCooked
BakeAssarBaked
WashLavarWashed
BrushEscovarBrushed
CombPentearCombed
PaintPintarPainted
WriteEscreverWrited
ReadLerReaded
TypeDigitarTyped
ClimbEscalarClimbed
Swin NadarSwined
HopeEsperarHoped
Jogcaminhar/correr lentamenteJoged

Exemplos de verbos irregulares em inglês

Os verbos irregulares em inglês são aqueles que não seguem as regras normais de conjugação dos verbos. Eles podem ter formas diferentes para o presente, o passado e o particípio, e às vezes também para o gerúndio. Alguns exemplos de verbos irregulares em inglês são:

Verbos irregularesTradução
be (am, is, are)ser/estar
have (has)ter
do (does)fazer
goir
comevir
seever
eatcomer
drinkbeber
swinnadar
flyvoar
givedar
takepegar
breakquebrar
chooseescolher
speakfalar
writeescrever
singcantar
ringtocar
runcorrer
begincomeçar
drivedirigir
hideesconder
rideandar/cavalgar
risesubir/erguer-se
fallcair
throwjogar
knowsaber/conhecer
growcrescer
wearvestir/usar
tearrasgar

Lembre-se de que os verbos irregulares em inglês não seguem um padrão específico para formar o passado simples e o particípio passado. Eles devem ser memorizados individualmente.

Principais regras para verbos regulares e irregulares em inglês

Os verbos regulares e irregulares em inglês apresentam diferenças em sua conjugação. Enquanto os regulares são aqueles que seguem o mesmo padrão na conjugação, os irregulares apresentam alterações.

As principais regras para a conjugação de verbos regulares e irregulares em inglês são:

Para os verbos regulares, basta adicionar o sufixo -ed na forma afirmativa do presente simples e no passado simples. Já na forma negativa e interrogativa do presente simples, é necessário iniciar a frase com o auxiliar did. 

Nos demais tempos verbais, basta utilizar o auxiliar to be na forma correta do tempo verbal (is/are/was/were) seguido do verbo no infinitivo.

Confira alguns exemplos:

Presente Simples (Simple Present): I work (Eu trabalho); He works (Ele trabalha); We work (Nós trabalhamos); You work (Você trabalha); They work (Eles trabalham).

Passado Simples: I worked (Eu trabalhei); He worked (Ele trabalhou); We worked (Nós trabalhamos); You worked (Você trabalhou); They worked(Eles trabalharam).

Presente Contínuo: I am working (Eu estou trabalhando); He is working (Ele está trabalhando); We are working(Nós estamos trabalhando); You are working (Você está trabalhando); They are working (Eles estão trabalhando).

Passado Contínuo: I was working (Eu estava trabalhando); He was working (Ele estava trabalhando); We were working (Nós estávamos trabalhando); You were working Você estava trabalhando); They were working (Eles estavam trabalhando).

Para os verbos irregulares, a conjugação é feita de maneira diferente da dos regulares. 

Neste caso, cada verbo tem uma regra específica de conjugação que deve ser aprendida de acordo com seu tempo verbal. Além disso, existem alguns verbos que são considerados “irregulares” porque não seguem as mesmas regras dos outros verbos no idioma. 

Ou seja, apesar de não serem regulares na conjugação, não possuem uma regra específica para sua flexão. Por isso, é importante ter um bom vocabulário para conseguir compreender o contexto das frases nas quais esses verbos aparecem.

Exemplos: Verbos comuns irregulares – drink/drank/drunk (beber), sink/sank/sunk (afundar) e think/thought/thought (pensar).

Uma boa dica para aprender o inglês de forma efetiva, é lendo textos em inglês. Além disso, com a ajuda de profissionais especializados, você também conseguirá atingir a fluência da língua. 

Perguntas frequentes sobre verbos regulares e irregulares em inglês

O que são verbos regular e irregular no inglês?

Os verbos regulares e irregulares são classificações de verbos em inglês que indicam o padrão de conjugação do verbo. Os verbos regulares seguem um padrão de conjugação, enquanto os verbos irregulares podem ter conjugações diferentes para cada pessoa e tempo verbal.

Como saber se o verbo em inglês é regular ou irregular?

Os verbos regulares são aqueles que seguem uma regra de conjugação bem definida, ou seja, basta adicionar o sufixo adequado para obter a forma correta do verbo. Já os irregulares apresentam conjugações mais complexas e não seguem uma regra específica.
Para saber se um verbo é regular ou irregular, basta consultar um dicionário ou gramática da língua inglesa.

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Compartilhe

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima