Área de alunos

Verbo to be no passado (in the past): saiba mais sobre

O verbo to be no passado tem três formas: afirmativa, negativa e interrogativa. A afirmativa é “was” para o sujeito “I”, “he”, “she” e “it”, e “were” para todos os demais sujeitos. A negativa é “was not” (contração “wasn’t”) para todos os sujeitos, a interrogativa é “was” seguido pelo sujeito.
Verbo no passado

Compartilhe

Aprender o inglês, permite que você alcance níveis altos em sua vida pessoal e profissional. O processo não é fácil, porém com estudo, é possível se tornar fluente antes do que você imagina.

Uma das regras mais buscadas por quem está aprendendo o idioma, é, sem dúvidas, o verbo to be, que pode ser encontrado em várias formas. Por isso, hoje você irá entender melhor sobre verbo to be no passado e como ele aparece nas frases.

Boa leitura!

Você acha que aprender inglês está tomando muitas horas do seu dia?

Facilite com o Método RRSLG estudando 30 minutos por dia.

Regras do verbo to be no passado

Assim como o verbo to be no futuro, dentro do verbo to be no passado, existem algumas importantes regras que precisam ser seguidas para que ele possa ser usado corretamente, como por exemplo:

  • O verbo to be no passado é usado para falar sobre o estado ou condição de alguém ou alguma coisa no passado. Por exemplo: “I was tired yesterday.” (Eu estava cansado ontem.)
  • A forma afirmativa do desse tempo verbal é “was” para o sujeito “I”, “he”, “she” e “it”, e “were” para todos os demais sujeitos. Por exemplo: “I was at the store.” (Eu estive na loja.) “We were at the beach.” (Nós estávamos na praia.)
  • Sua forma negativa é “was not” (contração “wasn’t”) para todos os sujeitos. Por exemplo: “I wasn’t at the store.” (Eu não estive na loja.) “We weren’t at the beach.” (Nós não estávamos na praia.)
  • Já sua forma interrogativa é “was” seguido pelo sujeito. Por exemplo: “Was I at the store?” (Eu estive na loja?) “Were we at the beach?” (Nós estávamos na praia?)

Para entender melhor como usá-lo, confira as tabelas a seguir:

Verbo to be no passado

Verb to be in the past: Forma afirmativa

SujeitoForma afirmativa
IWas
YouWere
HeWas
SheWas
ItWas
WeWere
You (plural)Were
TheyWere

Verb to be in the past: Forma negativa

SujeitoForma negativa
IWas not (wasn’t)
YouWere not (weren’t)
HeWas not (wasn’t)
SheWas not (wasn’t)
ItWas not (wasn’t)
WeWere not (weren’t)
You (plural)Were not (weren’t)
TheyWere not (weren’t)

Verb to be in the past: Forma interrogativa

SujeitoForma Interrogativa
IWas I?
YouWere you?
HeWas he?
SheWas she?
ItWas It?
WeWere We?
You (plural)Were you?
TheyWere they

Curiosidades sobre os verbo to be no passado

Existem algumas curiosidades sobre o verbo to be no passado que podem estar presentes em verbos regulares e irregulares em inglês. Acompanhe algumas delas:

  1. O verbo to be no passado é um dos verbos mais comuns em inglês, e é um dos primeiros verbos que os falantes de língua inglesa aprendem.
  1. A forma afirmativa do verbo no passado é “was” para o sujeito “I”, “he”, “she” e “it”, e “were” para todos os demais sujeitos. A forma negativa é “was not” (contração “wasn’t”) para todos os sujeitos, e a forma interrogativa é “was” seguido pelo sujeito.
  1. O verbo no passado é muito usado em frases simples e em perguntas no passado. Ele também é usado como auxiliar em frases compostas, para formar o passado perfeito e o passado contínuo.
  1. Ele está presente em frases condicionais para falar sobre possibilidades e hipóteses no passado. Por exemplo: “If I were you, I would do it.” (Se eu fosse você, eu faria isso.)
  1. Em alguns dialetos do inglês, a forma “were” do verbo to be no passado é pronunciada de maneira diferente, como “wur” ou “war”.
  1. Esse tempo verbal é usado em frases idiomáticas, como “to be in a pickle” (estar em apuros) e “to be in a bind” (estar em dificuldades).
  1. É usado em muitas expressões populares em inglês, como “to be on the ball” (estar atento), “to be in the doghouse” (estar em apuros) e “to be over the moon” (estar muito feliz).

Diferença entre was e went

A palavra “was” é a forma do verbo “to be” no passado (no pretérito) para o sujeito “I”, “he”, “she” e “it”. A palavra “went” é a forma do verbo “to go” no passado (no pretérito) para todos os sujeitos.

Aqui estão alguns exemplos de como essas palavras são usadas em frases:

  • I was at the store yesterday. (Eu estive na loja ontem.)
  • He was sick last week. (Ele estava doente na semana passada.)
  • She was at home all day. (Ela estava em casa o dia todo.)
  • I went to the store yesterday. (Eu fui à loja ontem.)
  • He went to the doctor last week. (Ele foi ao médico na semana passada.)
  • She went to the movies with her friends. (Ela foi ao cinema com os amigos.)

A palavra “was” é usada para falar sobre o estado ou condição de alguém ou alguma coisa no passado. A palavra “went” é usada para falar sobre ações ou movimentos no passado. 

É importante prestar atenção à diferença entre essas palavras para garantir que você esteja usando o verbo correto em suas frases.

Frases em inglês com verbo to be no passado

Aqui estão alguns exemplos de frases em inglês que usam o verbo to be no passado (was/were):

  • I was at the store yesterday. (Eu estive na loja ontem.)
  • You were late for work this morning. (Você chegou atrasado ao trabalho esta manhã.)
  • He was sick last week. (Ele estava doente na semana passada.)
  • She was at home all day. (Ela estava em casa o dia todo.)
  • It was cold outside. (Estava frio lá fora.)
  • We were at the beach. (Nós estávamos na praia.)
  • They were happy. (Eles estavam felizes.)

Para formar frases negativas, basta adicionar a palavra not depois do verbo.

Por exemplo:

  • I was not at the store yesterday. (Eu não estive na loja ontem.)
  • You were not late for work this morning. (Você não chegou atrasado ao trabalho esta manhã.)
  • He was not sick last week. (Ele não estava doente na semana passada.)
  • She was not at home all day. (Ela não estava em casa o dia todo.)
  • It was not cold outside. (Não estava frio lá fora.)
  • We were not at the beach. (Nós não estávamos na praia.)
  • They were not happy. (Eles não estavam felizes.)

Aprender sobre o verbo to be no passado é importante porque ajuda você a se comunicar de maneira mais precisa e clara em inglês e a entender melhor textos e conversas. 

Além disso, o verbo to be, e também o verbo to have, são muito usados em frases condicionais, sendo importante para falar sobre possibilidades e hipóteses no passado.

Em resumo, aprender esse tempo verbal é importante porque é um verbo fundamental, usado com muita frequência em várias situações de comunicação. Aprendê-lo  irá ajudá-lo a se comunicar melhor em inglês e a compreender melhor o idioma.

Perguntas frequentes sobre verbo to be no passado

Qual é o verbo to be no passado?

O verbo to be no passado é usado para falar sobre o estado ou condição de alguém ou alguma coisa no passado. A sua forma afirmativa do é “was” para o sujeito “I”, “he”, “she” e “it”, e “were” para todos os demais sujeitos. A forma negativa é “was not” (contração “wasn’t”) para todos os sujeitos, e a forma interrogativa é “was” seguido pelo sujeito.

Como usar o was e o were?

Para usar o “was” e o “were” corretamente em frases, basta escolher a forma correta do verbo (was para o sujeito I, he, she e it; were para os demais sujeitos) e seguir as regras de conjugação do verbo to be no passado.

Como passar uma frase para o passado do verbo to be?

Para passar uma frase para o passado do verbo to be, basta usar a forma correta do verbo no passado (was para o sujeito I, he, she e it; were para os demais sujeitos).

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
popup melhores cursos

Hey! Não desista de aprender inglês!

Veja o ranking dos melhores cursos de inglês 🗽

Quer aprender inglês mas não sabe onde estudar? Conheça nosso ranking oficial com os melhores cursos de inglês do mercado em 2024.