Área de alunos

Ordem dos adjetivos em inglês: saiba quais são e entenda como usá-los

Adjetivos em inglês são palavras que descrevem ou modificam um substantivo ou um pronome, assim como ocorre em português. São classificados em três grandes grupos: os adjetivos possessivos, os demonstrativos e os numerais ordinais. Os adjetivos em inglês devem sempre seguir a seguinte ordem: qualificador, intensificador, tamanho, cor, origem, material.
Ordem dos adjetivos em inglês

Compartilhe

Você sabe qual é a ordem dos adjetivos em inglês? Primeiramente, é importante lembrar que essa ordem existe para que você não escreva frases de maneira aleatória. Por isso, ela deve seguir de acordo com o tipo de adjetivo.

Na frase: It is a beautiful, large and made of wood cabinet. (É um armário bonito, grande e feito de madeira.)

Porém, há uma ordem na qual esses adjetivos precisam ser escritos e devem estar antes do substantivo. Por isso, entender quais são os tipos de adjetivos e a ordem que eles devem ficar é fundamental para a compreensão correta da gramática inglesa.

Você acha que aprender inglês está tomando muitas horas do seu dia?

Facilite com o Método RRSLG estudando 30 minutos por dia.

O que são adjetivos em inglês (Adjectives order)?

Adjetivos em inglês são palavras que descrevem ou modificam um substantivo ou um pronome pessoal, assim como ocorre em português. São classificados em três grandes grupos: os adjetivos possessivos, os demonstrativos e os numerais ordinais.

A forma plural dos adjetivos geralmente é indicada acrescentando-se -s ao final, exceto para os que terminam em s, sh, ch e x, que recebem apenas o acréscimo de -es.

Os adjetivos em inglês devem concordar em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) com o substantivo a que se referem, ou seja, devem estar na mesma forma que o substantivo.

Como utilizar os adjetivos em inglês?

Os adjetivos podem ser usados antes do substantivo (antes do nome), depois do substantivo (depois do nome) ou na forma reduzida após o verbo to be (ser ou estar).

No primeiro caso, o adjetivo é chamado de attributive adjective, ou seja, é usado para descrever ou modificar o substantivo, assim como ocorre em português.

No segundo caso, o adjetivo é chamado de predicative adjective, ou seja, é usado depois do verbo to be para descrever ou modificar o substantivo, assim como ocorre em português.

Na forma reduzida, o adjetivo é chamado de contracted form e só é usado depois do verbo ser ou estar. A forma reduzida é indicada acrescentando-se “s” após o verbo ser ou estar, para os nomes masculinos e neutros, e após o verbo ser ou estar, para os nomes femininos.

Tipos de adjetivos

Adjetivos podem ser classificados de várias maneiras, incluindo o tipo de propriedade que estão descrevendo, se eles estão comparando dois objetos, e se eles são graduáveis ​​ou não. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de adjetivos em inglês:

Descritivo: Um adjetivo descritivo é aquele que descreve uma característica do objeto, como cor, tamanho, forma, textura, etc. Por exemplo, as palavras “red”, “big”, “round”, “smooth” são todos adjetivos descritivos.

Comparativo: Um adjetivo comparativo é um que compara dois objetos, geralmente usando as palavras “mais” ou “menos”. Por exemplo, as palavras “mais quente”, “menos caro”, “mais alto”.

Superlativo: Um adjetivo superlativo é aquele que compara um objeto com todos os outros objetos do seu tipo. Por exemplo, as palavras “o mais quente”, “o menos caro”, “o mais alto”.

Graduável: Um adjetivo graduável é aquele que pode ser modificado para indicar graus diferentes de intensidade. Por exemplo, as palavras “quente”, “caro”, “alto” são todos adjetivos graduáveis.

Não graduável: Um adjetivo não graduável é aquele que não pode ser modificado para indicar graus diferentes de intensidade. Por exemplo, as palavras “morto”, “único”, “verde”.

Além disso, os diferentes tipos de adjetivos podem parecer em frases que englobam o comparativo e superlativo.

Ordem dos adjetivos em frases

Na língua portuguesa, estamos acostumados a utilizar o adjetivo após o substantivo como por exemplo: calça bonita. Neste caso, o adjetivo é “bonita”. 

No inglês, por sua vez, a frase deve ser escrita da seguinte maneira: “Beautiful Pants”. Sendo assim, a palavra beautiful aparece antes do substantivo.

Quando, em uma frase, há mais de um adjetivo, é importante seguir uma ordem para que ela faça sentido e eles não fiquem soltos na sentença. Sendo assim, use sempre: quantity, opinion, size, shape, age, color, religion, origin, material, temperature e purpose. (quantidade, opinião, tamanho, forma, idade, cor, religião, origem, material, temperatura e finalidade.)

Exemplos de adjetivos em frases

Acompanhe agora algumas frases com adjetivos na língua inglesa!

  • He is a good boy. (Ele é um bom garoto.)
  • This is a difficult test. (Este é um teste difícil.)
  • She is a beautiful girl. (Ela é uma garota linda.)
  • It is a cold day. (É um dia frio.)
  • That is a hot pepper. (Aquele é um pimentão quente.)
  • He is a tall man. (Ele é um homem alto.)
  • This is a short story. (Este é um conto curto.)
  • She is a slim woman. (Ela é uma mulher magra.)
  •  It is a cheap book. (É um livro barato.)
  • That is an expensive car. (Aquele é um carro caro.)

Agora que você já sabe como usar os adjetivos em inglês, chegou o momento de colocar em prática, treinando o idioma em situações do seu dia a dia!

Perguntas frequentes sobre a ordem dos adjetivos em inglês

Qual a ordem dos adjetivos em inglês?

Quando, em uma frase, há mais de um adjetivo, é importante seguir uma ordem para que ela faça sentido e eles não fiquem soltos na sentença. Sendo assim, use sempre: quantity, opinion, size, shape, age, color, religion, origin, material, temperature e purpose. (quantidade, opinião, tamanho, forma, idade, cor, religião, origem, material, temperatura e finalidade.)

Como decorar a ordem dos adjetivos em inglês?

Vá decorando aos poucos. Aos poucos você vai perceber que a ordem dos adjetivos fica cada vez mais fácil de decorar.

Faça exercícios de forma sistemática e você vai decorar a ordem dos adjetivos com mais facilidade.

Revise o conteúdo de forma sistemática e você também vai decorar a ordem dos adjetivos com mais facilidade.

Procure um professor de inglês para te ajudar a decorar a ordem dos adjetivos.

Qual a regra dos adjetivos em inglês?

Os adjetivos em inglês devem sempre seguir a seguinte ordem: qualificador, intensificador, tamanho, cor, origem, material.

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
popup melhores cursos

Hey! Não desista de aprender inglês!

Veja o ranking dos melhores cursos de inglês 🗽

Quer aprender inglês mas não sabe onde estudar? Conheça nosso ranking oficial com os melhores cursos de inglês do mercado em 2024.