Área de alunos

Gonna: quando usar e o que significa na prática

Gonna é uma das formas abreviadas da palavra going to, que pode ser traduzida como “vai” ou “ir”. A forma going to é usada para expressar intenção ou plano em relação a um tempo futuro. Exemplos: I’m gonna go to the movies on Saturday. (Eu vou ao cinema no sábado.)
Gonna em inglês

Compartilhe

Hoje nós vamos falar de uma palavrinha bastante usada em filmes, séries, músicas e principalmente no dia a dia, que é gonna. Você já sabe o que é gonna? Quando usar gonna? E a tradução de gonna? Se a sua resposta foi ‘não’, então continue lendo para aprender agora mesmo.

Mas antes, gostaria de te informar que continuam abertas as vagas para o curso online Inglês com a Gringa, um curso completo que vai te levar do básico ao avançado. Por isso, não fique de fora! Acesse agora mesmo e saiba mais.

As escolas de inglês não querem que você conheça esse método!

Facilite com o Método RRSLG estudando 30 minutos por dia.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

O que é gonna?

Gonna é a junção das palavras ‘going’ e ‘to’, assim, é a forma mais curta e informal de utilizar o “going to”. 

Going to ou gonna é uma expressão utilizada para descrever um futuro próximo, algo que planejamos fazer ou que está prestes a acontecer. 

Veja agora alguns exemplos:

Not a cloud in the sky. It’s gonna be another warm day. – Nenhuma nuvem no céu. Vai ser outro dia quente.

We are going to work next Saturday. – Nós vamos trabalhar no próximo sábado.

The traffic is terrible. We are gonna miss our flight. – O trânsito está terrível. Nós vamos perder nosso vôo.

Are you gonna stay here? – Você vai ficar aqui?

She’s not gonna travel. – Ela não vai viajar.

Assim, podemos notar que o ‘gonna” ou o ‘going to’ é utilizado para questões como, o próximo dia ser quente, ou a perda de um vôo por conta de um trânsito caótico, ou seja, aparentemente ambas as situações irão acontecer no futuro por conta das circunstâncias do presente.

Quando usar gonna?

A palavra gonna é muito comum na língua inglesa e é utilizada informalmente, seja na forma falada ou escrita da palavra. Sendo assim, não espere encontrá-la em contextos mais formais.

Por isso, tudo bem se você utilizar gonna em conversas informais. Porém, naquelas situações mais formais, como e-mails, reuniões e apresentações de trabalho, prefira o uso do going to.

Tradução de gonna

A tradução de gonna, como já citado anteriormente, é a mesma de ‘going to’. Por isso, a expressão geralmente é usada para indicar o futuro em inglês e sempre é utilizada no verbo be, como:

  • Eu vou comer/ I am gonna eat
  • Ela vai voltar/ She is gonna go back
  • Eles vão assistir o filme/ They are gonna see the movie

Portanto, no início, pode parecer um pouco confuso, mas é importante lembrar que, a forma mais informal de falar ou escrever a palavra pode ser gonna. 

Diferença entre Gonna, Wanna e Gotta

Gonna e wanna são duas formas verbais que expressam o mesmo significado: vontade de fazer algo. Sendo assim, a diferença é que “gonna” é a forma contratada de going to, enquanto wanna é a forma reduzida de want to.

Exemplos:

I’m gonna go to the store. (Eu vou à loja)

I wanna go to the store. (Eu quero ir à loja)

Sendo assim, gonna pode ser usada em frases afirmativas, negativas e interrogativas. Wanna, por sua vez, sempre aparece após um verbo e pode aparecer em frases com com he, she e it.

Wanna

É a forma de apresentar na escrita a junção do verbo want, juntamente com a palavra to. Porém, em inglês, ela deve significar o ato de “querer fazer algo”, neste caso, é necessário usar a combinação de  “want to do something”.

I want to go home. (Eu quero ir para casa.)

They don’t want to go to school. (Eles não querem ir para a escola.)

Do you want to talk with him? (Você quer falar com ele?)

Observe que sempre após a palavra want, é preciso colocar a palavra to. Ao falar o inglês de maneira informal, não costuma-se pronunciar want e to de forma separada. Sendo assim, é comum unir ambas as palavras, soando como wanna.

Gotta

“Gotta” é uma forma contraída da expressão “have got to” em inglês. Por isso, é amplamente utilizada na linguagem coloquial e informal, principalmente em países de língua inglesa, como os Estados Unidos e o Reino Unido. Essa contração é usada para expressar a obrigação ou necessidade de fazer algo.

A estrutura básica de “gotta” é:

Subject + gotta + verb

Aqui estão alguns exemplos para ajudar a entender melhor o uso de “gotta”:

I gotta go to work. (Eu tenho que ir trabalhar.)

They gotta study for the test. (Eles têm que estudar para a prova.)

She’s gotta finish her project by tomorrow. (Ela tem que terminar o projeto até amanhã.)

We gotta be there on time. (Nós temos que estar lá na hora.)

He’s gotta buy some groceries. (Ele tem que comprar alguns mantimentos.)

Observe que “gotta” é uma forma informal e não é adequada para contextos formais ou escrita acadêmica. Sendo assim, é mais comumente usado em conversas casuais entre amigos, familiares ou pessoas próximas. Também é importante mencionar que “gotta” é mais comum na língua falada do que na escrita.

Então, chegou o momento de treinar seu inglês falando frases onde a palavra gonna pode ser utilizada! Além de deixar seu comentário, leia também outros temas com as melhores dicas de inglês.

Entenda mais sobre gonna, wanna e gotta

Perguntas frequentes sobre gonna

O que significa a expressão Gonna?

Gonna é a contração de “going to” e pode ser usado em frases afirmativas, negativas e interrogativas. Confira mais!

Qual a diferença entre Gonna é Go?

Gonna é a junção das palavras ‘going’ e ‘to’, ou seja, é a forma curta e informal de dizer “going to”. Além disso, as pessoas usam a expressão ‘going to’ ou ‘gonna’ para indicar certeza em relação ao futuro, ou seja, algo que irá acontecer sem sombra de dúvidas. Veja exemplos!

Qual é a diferença entre Will e Going To?

Como regra geral, podemos dizer que will indica incerteza e going to indica certeza. Entenda melhor!

O que significa a expressão Wanna?

A expressão “wanna” é uma forma informal e abreviada da expressão “want to” em inglês. Por isso, as pessoas a usam comumente em situações informais ou na linguagem coloquial para indicar o desejo ou a intenção de fazer algo. Por exemplo, “I wanna go” significa “Eu quero ir”. Saiba mais!

O que significa gotta?

“Gotta” é uma forma informal e abreviada da expressão “have got to” ou “have to” em inglês. Portanto, pode indicar a necessidade ou obrigação de fazer algo. Por exemplo, “I gotta leave” significa “Eu tenho que sair” Veja mais exemplos!

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

É por isso que você não aprende inglês...

Reproduzir vídeo