Área de alunos

Future perfect: conheça o tempo verbal e saiba como usá-lo

Future perfect - Tempo verbal

Compartilhe

O futuro perfeito ou futuro perfeito simples (Future Perfect or Future Perfect Simple) é usado nas frases como um tempo verbal que indica futuras ações que serão finalizadas em um dado momento do futuro.

Por isso, diversas expressões são utilizadas com esse tempo verbal, entre elas: until (até), before (antes), by (em, no, na), entre outras.

Entender esse tempo verbal é muito importante para que o aprendizado da língua seja eficiente, principalmente para aqueles que desejam atingir a fluência da língua.

Saiba mais sobre o tempo verbal Future Perfect!

Você acha que aprender inglês está tomando muitas horas do seu dia?

Facilite com o Método RRSLG estudando 30 minutos por dia.

Conheça a estrutura do future perfect

Future perfect é um tempo verbal que se forma por meio da conjugação verbal composta por subject + will have + past participle + complemento. 

Por isso, no inglês, o particípio passado dos verbos é formado por -ed no final com exceção dos verbos irregulares. Além disso, contam com formas próprias. 

Além disso, é importante lembrar também que dentro dessa conjugação, o auxiliar “have” deve ser utilizado sem a flexão de pessoa e isso vale para todas as situações. 

Qual é a formação do Future Perfect?

O tempo verbal future perfect se forma pelo verbo auxiliar to have (will have) e se conjuga com futuro simples (simple future) + particípio do verbo principal. 

Mas, é muito importante que haja atenção, pois o particípio passado dentro dos verbos irregulares se forma por -d, -ed, ou -ied. Porém, os verbos irregulares não se formam com um padrão. Por isso, é preciso consultar e memorizar cada um deles. 

Conheça as formas do Future Perfect

Dentro do tempo verbal Future Perfect, ele pode aparecer em frases de forma afirmativa, negativa e interrogativa. Conheça cada uma delas:

Forma Afirmativa (Affirmative Form)

Para a construção de frases na forma afirmativa dentro do tempo verbal future perfect, é preciso seguir algumas regras essenciais para que elas façam sentido. Por isso, precisam seguir a seguinte regra:

Sujeito + verbo auxiliar to have no simple future (will have) + particípio passado do verbo principal + complemento

Entenda com exemplo:

I will have been there by the end of the week. (Eu terei ido lá até o final da semana.)

Forma Negativa (Negative Form)

Na construção de frases no tempo verbal future perfect, também há regras que precisam ser seguidas para que elas façam sentido. Por isso, é necessário acrescentar o “not” logo após o verbo auxiliar “to have”, ficando da seguinte maneira:

Sujeito + verbo auxiliar will + not + have + particípio passado do verbo principal + complemento.

Entenda com exemplo:

I will not be there until the end of the week. (Eu não terei ido lá até o final da semana.)

É importante lembrar que a forma contraída do will not é won’t.

Forma Interrogativa (Interrogative Form)

Dentro do future perfect, a formação de perguntas, ou seja, na forma interrogativa, também há uma regra, usando o verbo auxiliar will que aparece antes do sujeito e logo no início da tarde:

Verbo auxiliar will + sujeito + have + particípio passado do verbo principal + complemento.

Entenda o exemplo:

I won’t have gone there by the end of the week? (Eu não terei ido lá até o final da semana?)

Aqui apresentamos já na forma contraída para que seja mais fácil identificar a formação de frases dentro dessa forma. 

Diferença entre Future Perfect e Future Perfect Continuous

O Future Perfect pode ser classificado de duas formas diferentes e entendê-las é fundamental para a formação correta de frases. Veja!

Future Perfect Simple: utiliza a expressão de ações que irão ser finalizadas em um determinado período do futuro. 

Dessa forma, ela se forma por um verbo auxiliar to have (will have) e é conjugado no simple future (futuro simples) + particípio do verbo principal. 

Exemplo:

They will be gone by the time we get there. (Eles já terão ido quando a gente chegar lá.)

O Future Perfect Continuous, por sua vez, expressa a continuação de ações que irão ser finalizadas em um determinado tempo no futuro. 

Além disso, ele se forma pelo verbo to have (will have) + verbo to be (been) e é conjugado no passado perfeito (past perfect) + gerúndio (-ing) do verbo principal. 

In 2023, it will be a year that I have been working. (Em 2023, fará um ano que estou trabalhando.)

Entender mais sobre o tempo verbal é a forma ideal e formar corretamente as frases.

Perguntas frequentes sobre Future Perfect

Qual é a estrutura do future perfect?

Future perfect é um tempo verbal que se forma por meio da conjugação verbal composta por subject + will have + past participle + complemento. 

Por isso, no inglês, o particípio passado dos verbos é formado por -ed no final com exceção dos verbos irregulares. Além disso, contam com formas próprias. 

Além disso, é importante lembrar também que dentro dessa conjugação, o auxiliar “have” deve ser utilizado sem a flexão de pessoa e isso vale para todas as situações

Qual a diferença entre Future Perfect e Future Perfect Continuous?

O Future Perfect pode ser classificado de duas formas diferentes e entendê-las é fundamental para a formação correta de frases.

Dessa forma, ela se forma por um verbo auxiliar to have (will have) e é conjugado no simple future (futuro simples) + particípio do verbo principal. 

O Future Perfect Continuous, por sua vez, expressa a continuação de ações que irão ser finalizadas em um determinado tempo no futuro. 

Além disso, ele se forma pelo verbo to have (will have) + verbo to be (been) e é conjugado no passado perfeito (past perfect) + gerúndio (-ing) do verbo

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
popup melhores cursos

Hey! Não desista de aprender inglês!

Veja o ranking dos melhores cursos de inglês 🗽

Quer aprender inglês mas não sabe onde estudar? Conheça nosso ranking oficial com os melhores cursos de inglês do mercado em 2024.