Área de alunos

Plot Twist: O que é, significado, definição e exemplos

Um plot twist é uma surpresa que geralmente acontece no final de uma história e que muda tudo o que ocorreu anteriormente. Esse recurso criativo é muito utilizado em filmes, séries, livros e quadrinhos, e pode deixar a trama ainda mais interessante.
plot twist

Compartilhe

Provavelmente, você já ouviu falar em plot twist, mas você sabe o real significado desse termo? Trouxemos para você uma explicação completa, com exemplos práticos de plot twists em livros e filmes

Mulher surpresa com reviravoltas em filmes

Plot twist, é uma mudança inesperada no enredo da narrativa ou filme, que muda completamente o desenlace final  de uma trama. Um bom plot twist deve fazer sentido e alinhar-se com perfeição com tudo o que acontece na história. Por isso, você deve elaborar um trabalho cuidadoso de inserção de pistas e detalhes ao longo da narrativa, para que o leitor possa ligar os pontos por si só. Porém, nunca poderá ser óbvio.

Como você pode perceber, “plot twist” é considerado uma expressão em inglês para um acontecimento de algo inesperado, e normalmente vemos em séries, filmes, livros e novelas para prender mais a atenção e surpreender.

Você acha que aprender inglês está tomando muitas horas do seu dia?

Facilite com o Método RRSLG estudando 30 minutos por dia.

O que é Plot Twist? (Twist Endings)

É um termo que todos nós já ouvimos antes – mas raramente ouvimos definido. Por isso, hoje vamos definir reviravoltas na história analisando alguns bons exemplos de plot twist na literatura e no cinema. No final, você saberá como escrever um plot twist na história como Christopher Nolan e M. Night Shyamalan.

O que significa plot twist?

Toda história precisa do plot (enredo). Todo enredo precisa de sequências. Toda sequência precisa de batidas. Pode parecer complicado, mas é incrivelmente simples. “Enredo” é a base para toda a história, seja um roteiro de livro ou videogame. Sendo assim, pense em “plot” como uma pirâmide, construída bloco por bloco, ou sequência por sequência, em direção a um ápice.

Plot twist na história serve para remover blocos da estrutura da pirâmide, interrompendo a progressão e mudando de direção. Portanto, pergunte-se: por que os escritores fazem isso? Porque suas histórias dependem de estruturas inventadas e isso acontece, pois elas são fáceis de seguir. 

Eu quero ser claro, porém: estruturas artificiais como Save the Cat! e A Jornada do Herói não são inerentemente ruins. Além disso, eles simplesmente oferecem uma base para uma história – reviravoltas na trama são uma maneira pela qual os escritores podem se desviar da base. 

Para que as reviravoltas sejam bem-sucedidas, elas precisam ser parte integrante da trama. Em outras palavras, eles precisam ser previstos de antemão e resolvidos depois. Sendo assim, este próximo vídeo de “Now You See It” analisa algumas outras maneiras pelas quais as reviravoltas na história podem ser bem-sucedidas.

Exemplos de plot twist • Como fazer um plot twist agora que você vê

Agora que revisamos o significado de plot twist, vamos avançar com uma definição de reviravolta na história.

Definição de plot twist

Um plot twist é um desvio de uma história esperada. As reviravoltas na história podem ocorrer a qualquer momento em uma narrativa, mas são mais comumente associadas a finais, ou seja, “finais de reviravolta”. Por isso, os escritores frequentemente usam reviravoltas na história para adicionar nuances às narrativas formuladas.

Tipos de Plot Twists

  • Classic Twist – Twist clássico
  • Mid Twist – Twist médio
  • Double Twist – twist duplo

O que é um plot twist clássico na trama?

Twist clássico é uma reviravolta com uma resposta que esteve bem na nossa frente o tempo todo. As reviravoltas clássicas contam com um planejamento cuidadoso e uma execução clara. Portanto, vamos dar uma olhada em alguns exemplos.

O que é um plot twist clássico na trama?

Christopher Nolan adora plot twist. Como eu sei? Porque eles são essenciais para quase todos os seus filmes – mas, em The Prestige (2006), contém uma das reviravoltas mais notáveis ​​de todos os tempos.

The Prestige segue a história de dois mágicos: Borden (Christian Bale) e Angier (Hugh Jackman). Borden realiza um truque de sucesso ao aparecer em dois lugares ao mesmo tempo, irritando Angier. 

Angier fica consumido em aprender como Borden executou o truque “Transporting Man”. Quer saber como ele fez isso? Confira o clipe abaixo. Exemplos de plot twist • A reviravolta do prestígio

No final, ficamos sabendo que havia dois Bordens. Portanto, na verdade, é uma reviravolta simples que foi prenunciada no início. 


Filme o sexto sentido
Reviravoltas icônicas do filme • O Sexto Sentido de M. Night Shyamalan 

O plot twist em O Sexto Sentido é tão clássica que quase todo mundo sabe disso. Se o final de O Sexto Sentido nunca foi estragado para você: pare de ler e assista.

O Sexto Sentido segue a história do psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que luta para superar o fato de ter sido baleado por um ex-paciente. Sendo assim, pouco depois de ser baleado, Malcolm começa a tratar Cole, uma criança problemática que diz ver pessoas mortas. Parece bastante normal – tão normal quanto os encontros com poltergeist podem ser.

O plot twist chega perto do fim quando percebemos algo essencial sobre o personagem de Malcolm. Confira um ensaio em vídeo sobre o final de The Take abaixo.O que é uma plot twist – reviravolta na trama? • O Final do Sexto Sentido Explicado por The Take

O segredo sobre o personagem de Malcolm? Ele está morto! NÓS O VIMOS LEVAR UM TIRO, SE LEMBRA? M. Night Shyamalan nos engana ao pensar que ele não está morto ao tratar o tiro como o incidente incitante da trama. Somos levados a acreditar que Malcolm sobreviveu, em grande parte porque queremos acreditar.

O que é um plot twist médio (que ocorre no meio)?

Plot twist médio é uma reviravolta que ocorre no meio da história. Por causa de seu lugar na estrutura da história, ela deve mudar a direção ou a perspectiva do enredo. 

Aqui estão alguns exemplos de reviravoltas no meio, cuidado com os spoilers.

Filme psicose
Exemplos de reviravoltas na trama • Psicose de Alfred Hitchcock

Psycho contém um dos exemplos mais emblemáticos de um plot twist em todo o cinema. Para o primeiro ato do filme, somos levados a acreditar que Marion Crane (Janet Leigh) é a protagonista da história. O enredo é estereotipado:

  1. Exposição: O amante de Marion não se casará com ela porque não tem dinheiro.
  2. Incidente incitante: Marion rouba dinheiro para conseguir um futuro melhor.
  3. Ponto um da trama: Marion conhece um proprietário de motel chamado Norman Bates enquanto fugia.

Procedimento operacional padrão. Até este ponto, Psycho é tão estereotipado quanto as histórias vêm. Mas se você sabe alguma coisa sobre Alfred Hitchcock , você sabe que “formulaic” não é exatamente o modo de suas cinzas.

Aqui está a cena em que o fogo atingiu o ventilador.

O que é uma plot twist? • Plot Twist Psicológico

Vale a pena notar que Hitchock e Stefano não tiveram que instituir um plot twist no meio. O livro original de mesmo nome de Robert Bloch começa com Marion chegando ao motel. Além disso, é contada da perspectiva de Norman Então, em um sentido estrutural, a reviravolta no meio é uma ruptura estilística da história original, o que pode ter ajudado a esculpir sua própria identidade.

Filme garota exemplar
Definição de plot twist • Garota Exemplar de David Fincher

Gone Girl é a história para analisar se você está falando sério sobre escrever um plot twist no meio. O romance Gone Girl de Gillian Flynn começa com as perspectivas alternadas de marido (Nick) e esposa (Amy). É claro pelo tom dos personagens que eles estão dando uma perspectiva unilateral ao leitor.

Na primeira parte da história, somos levados a acreditar que Nick poderia ter sido o responsável pelo desaparecimento de Amy. Mas a reviravolta no meio revela que fomos enganados por Nick e Amy. Nick mentiu sobre sua fidelidade – Amy mentiu sobre praticamente tudo. Ah, e ela está tentando incriminar Nick por sua morte.

Além disso, a versão cinematográfica de Gone Girl torna Nick um protagonista um pouco mais simpático. Ele ainda mente e trapaceia – mas Flynn realmente brinca com a falta de noção de seu personagem para nos agradar ao mistério.

Veja como o twist médio é entregue no filme.

Reviravoltas inesperadas na trama • Gone Girl Twist

Twists médios mal executados nos fazem sentir que o mistério está resolvido, o que tira a tensão da trama. Consequentemente, reviravoltas bem executadas nos fazem sentir como se estivéssemos no mistério, adicionando tensão ao enredo. Por isso, se você estiver interessado em incorporar uma reviravolta em sua história, considere ler sobre ironia dramática e os estágios da ironia dramática para dominar a arte da tensão.

Curiosidade: Liquor Stores Near Me significa Loja de bebidas perto de mim!

O que é e como escrever um plot twist duplo?

Um plot twist bem-sucedido nos faz dizer “ok, você me pegou” e depois perceber que a primeira reviravolta foi preparada para a segunda reviravolta – é realmente difícil de executar. Vimos apenas um punhado de grandes plot twists na história do cinema. Veja exemplos aqui.

Plot twist duplo

Plot twists inesperados na trama • Final Fear Primal

Segunda reviravolta: no final, aprendemos que a personalidade inocente de Stampler era uma fachada; nunca existiu de verdade. Ele foi uma construção criada por Stampler para obter um apelo de insanidade.

Me engane uma vez, que vergonha. Engane-me duas vezes, vergonha para mim. Parabéns ao escritor William Diehl por executar uma reviravolta tão boa.

Filme os suspeitos
Como criar um plot twist na história • Os suspeitos usuais de Bryan Singer

Os suspeitos usuais podem parecer uma história padrão de polícia contra criminosos à primeira vista, mas é muito mais complexo do que isso. A identidade misteriosa de um notório gângster chamado Keyser Soze está no centro de The Usual Suspects – e sua busca é central para a trama.

O primeiro plot twist: no final, somos levados a acreditar que Keaton (Gabriel Byrne) – que foi parte integrante da trama – poderia ter sido Keyser Soze. E isso é uma grande reviravolta. Keaton sendo Keyser Soze contextualiza novamente toda a história e muda sua perspectiva.

Mas espere, algo não bate. Keaton não poderia ser Keyser Soze, poderia?Plot twists inesperados na trama • Como terminar uma história com um plot twist

O segundo plot twist: descobrimos que Verbal (Kevin Spacey) fabricou toda a história escolhendo detalhes do escritório do agente Kujan (Chazz Palminteri). Verbal é o verdadeiro Keyser Soze.

O final de The Usual Suspects é amplamente considerado um dos maiores finais de todos os tempos. Se você está pensando em ideias de reviravoltas duplas para sua história, certifique-se de que tudo dê certo no final, como acontece em Os Suspeitos de sempre .

Leia mais: Os 7 melhores cursos de inglês online

O final surpresa em um plot twist ocorre de várias maneiras e é sempre próxima da conclusão da obra de ficção. veja abaixo alguns exemplos:

  • Narrativa não linear: É ordem não-cronológica, um mecanismo que revela a trama aos poucos e requer a atenção do leitor em tentar organizar a linha do tempo do enredo, já que a intenção será entender a história. O final surpreende com o resultado de todas as informações reunidas direciona o leitor  ao ápice, ou seja clímax, então, em uma nova perspectiva o enredo e personagens surgem.
  • Flashback ou analepse: É a interrupção súbita da sequência cronológica, pois a narrativa vai sendo costurada com eventos já ocorridos anteriormente. E normalmente surpreende o leitor porque  fornece respostas para um determinado mistério, colocando certos personagens em uma posição diferente, revelando os motivos de suas ações anteriormente inexplicáveis.

Confira aqui como pronunciar o alfabeto em inglês

Plot Twist: Perguntas frequentes

Significado de Plot

Na tradução literal, Plot significa enredo ou trama da história, apresentando começo, meio e fim, dentro de um filme, livro, série, HQs, teatros, entre outros. Já o termo plot twist, significa reviravolta na história, quando algo não esperado acontece.

Filmes com Plot Twist

Muitos filmes tem reviravoltas conhecidas como Plot twist como: A ilha do medo, Fragmentado, Interestelar e muitos outros. Portanto, Plot Twist é basicamente o clímax no filme, o momento onde o inesperado acontece, a reviravolta na trama.
Interestelar filme Fragmentado filmeFilme ilha do medo

Livros com Plot Twist

Diversos livros têm reviravoltas chamadas Plot twist como: A mulher na cabine 10, O colecionador de ossos, A paciente silenciosa, e o meu preferido, os livros do Sherlock Holmes que em quase todas histórias tem um Plot Twist incrível, vale a pena conferir.
Livro a mulher da cabine 10Livro o colecionador de ossosLivro a paciente silenciosaLivro o vale do medoLivro: O cão dos baskervilles

Melhores filmes de reviravolta de todos os tempos

Agora que definimos o que é um plot twist com alguns exemplos icônicos, vamos passar para os melhores filmes de plot twist de todos os tempos. Em nosso próximo artigo, classificamos os melhores filmes de reviravolta na história por três critérios: qualidade da reviravolta, originalidade da reviravolta e qualidade do filme. Você consegue adivinhar qual filme clássico levou a maior honra?

A seguir: Melhores reviravoltas nos filmes →

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Nos siga:

Seu Idioma

Seu Idioma

Equipe de redação da Seu Idioma. Todos os conteúdos são revisados por professores e atualizados periodicamente.

Separamos mais esses artigos para você:

1 comentário em “Plot Twist: O que é, significado, definição e exemplos”

  1. Janaina Ferreira

    Agora consegui entender qual é o significado de plot twist com esse tanto de exemplos rsrs muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
popup melhores cursos

Hey! Não desista de aprender inglês!

Veja o ranking dos melhores cursos de inglês 🗽

Quer aprender inglês mas não sabe onde estudar? Conheça nosso ranking oficial com os melhores cursos de inglês do mercado em 2024.